sábado, 16 de agosto de 2025

#285 – Jeca Tatu – 03/07/2025

Presentes: Adolfo, Cabeça, Cid, Pedro-san, Tanaka
Sugestão: Cid
Quando lá, comer: batata do jeca

O Jeca Tatu fica na Prudente de Morais, antes da Fernando Moreira que é a rua dos chorões, ali onde não bomba tanto mas tá começando a ser contagiado. Pra chegar lá você vai pela Martim Afonso, e ao passar a praça 29 de março (era essa a data? Ou 19 de março? 19 de dezembro é a do home nu, então não é... uma dessas datas com 9 aí, que não é feriado) vira a próxima à direita, é a Prudente. Anda duas quadras e logo antes da via do expresso, fica do lado esquerdo, uma casa branca. Ali é moleza de ir de busão hein, o ponto do vermeio é Brigadeiro Franco, e fica uma distância sossegada a pé da praça Osório e Rui Barbosa, então não invente de ir de carro.

A parte vazia da rua cheia... por enquanto

O Jeca Tatu é um bar novinho novinho, fica no lugar do Hamburgay que fechou no ano passado, pelo jeito não tinha muito movimento, ou era o raio da maionese rosa com glitter que afastava a clientela. É uma casa das antiga, em cuja garagem e sala fizeram os dois ambientes principais do boteco. A garagem tem um chão de ladrilho vermelho em mosaico de casa de vó, parede de tijolinho e quadros de grandes figuras da história brasileira, como Jeca Tatu (nome do boteco), Cartola, Romário, Armandinho da Grande Família e cantor Belo, e é onde fica o balcão. Na sala fica a maior parte das mesas, e é reformadinho bem bonitinho, pratos pendurados nas paredes como decoração, azulejos azul e branco, bem iluminado, mesas de madeira com tampo branco, puta lugar agradável. Do lado de fora, botam umas mesas na calçada para completar o clima boteco – bom pra quando tá calor, o que não era o caso naquele dia. Ouvimos música ruim e música boa, explico mais ao final deste texto. Quem nos atendeu foi um piazote cujo nome esqueci, peço perdão, mas era extremamente simpático e prestativo, deem a ele uma promoção. Melhor, deem um aumento mas não promoção, senão ele para de atender as mesas. Só sei que ele tem 26 anos, porque quando explicamos sobre a confraria a ele, ele falou que tinha só o dobro da idade da confraria (choque de realIDADE). A comida não demorou, mas estávamos meio que sozinhos neste dia, então não sabemos dizer se quando estiver bombando não demora.

Lá fora vocês já viram
Entrando pela garagem
Olha que bonitinho o salão principal
Comes
Bebes

O boteco tem um cardápio enxuto de porções de boteco, mas consideramos a variedade suficiente. Comemos todas as porções do cardápio, fora a brusqueta. O pastelzinho de queijo o piazote falou que estavam fabricando, gerando expectativas, porém elas foram quebradas ao sermos informados que jamais seriam atendidas, por uma desculpa qualquer que não vem ao caso (na verdade eu esqueci o motivo). Carne de onça OK, pastel de carne OK, bolinho de aipim com carne seca OK. O pessoal gostou da batata da casa com costela, eu achei que faltou costela mas ficou como a dica do estabelecimento. Sanduba de alcatra e de pernil, bons. De biritas, cervejas convencionais, uma pequena variedade de drinks satisfatórios. Preços OK, apesar das porções serem um pouco pequenas.

Os importanter

Esta noite estava bem frio, então ocupamos a única mesa na maior parte da noite. Fomos acompanhados por dois casais em momentos distintos da noite, somente. Então estávamos só nós ouvindo aquele sertanejo da pior qualidade, eu cheguei para o piazote e falei, você gosta de verdade dessa música? Ele titubeou, provando que há esperança na nova geração. Falei que se fosse para ser música brasileira, que botassem coisa de qualidade, Chico Buarque, Tom Jobim, Alceu Valença, e ele assim o fez, melhorando múltiplas vezes a qualidade do ambiente. Passado algum tempo, algum outro cidadão do bar mal intencionado voltou à música ruim, quem sabe tentando atrair algum público, mas nem reclamei mais porque já estávamos próximos ao final do evento (ou talvez eu tivesse belbo). Fizemos a noite do estabelecimento, e eles em agradecimento trouxeram uma dose de conhaque para cada e uma saideira Spaten para aquecer a friaca. No fim o que ficou na cabeça é que o bar é muito agradável, muito bonitinho, apresentar pra mãe, e o atendimento é bem top. O que falta é só uma comida tchã assim, revolucionária, pra chamar a atenção. Convidem um chef, sei lá, façam uma porção afrescalhada, pode fazer a grande diferença que precisam pra encher o bar. E por favor, larguem mão do sertanejo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário