sábado, 11 de outubro de 2025

#290 – Bar do Toquinho – 11/09/2025

Presentes: Adolfo, Adriano, Bráulio, Cabeça, Cid, Pedro-san, Tanaka
Sugestão: Cabeça
Quando lá, comer: o que tiver, se tiver?

O Bar do Toquinho fica na 24 de Maio, quase esquina com Rua Chile, do lado esquerdo. Preciso dizer mais alguma coisa? Curitibanos saberão só com essa descrição, e forasteiros procurarão no Google Maps mesmo. É um estilo antigo de responder quando alguém pergunta, onde é tal lugar? Exercício contra Alzheimer, recomendo. Chato que ali é meio que longe dos tubos do expresso, só os amarelos param perto, mas tenho certeza que você se vira.

Os nativos estranhando muito esses loco com a bandeira na calçada

O Bar do Toquinho é um lugar moderninho simplêra, quase que uma garagem, mas consegue ser aconchegante só nos detalhes. É um salão quadrado pequeno com duas portas de loja e só. Aí pra ter uma graça, tem varal de lâmpadas no teto, um painel coberto de “tipo” grama de um lado, um telão de outro, uma TV e um balcão, um quadro instagramável do Zeca Pagodinho e fim de papo. Na real dentro do salão cabem no máximo 4 mesas, mas só tem uma ou duas, o propósito sendo a turma tomar uma em pé mesmo ou se espalhar pela calçada. Quem atende é o próprio Toquinho, um cidadão muito simpático, que toca o boteco sozinho. Resumindo, é tipo um cara com um sonho, tá ligado? Aí ele vai lá e abre um boteco pros amigos, oferece uns drinks e chopps, e promove a socialização da nova geração.

Olha aí o astral de garagem
Ali o quadro do Zeca Pagodinho, não ligo pra foto fazendo pose
Calçada, o ambiente externo de bar por excelência
O cardápio artesanal de bebidas

Toquinho não sabe ao certo quais dos amigos dele vão aparecer em quais dias, então ele organiza os itens perecíveis em agendas. Nós que não sabíamos disso sofremos com o fato – chegando lá, não tinha comida, que o irmão dele (ou era ele mesmo? Sei que em algum ponto tinha participação do irmão dele) ia fabricar uns bolinhos de carne supostamente famosos. Diz Toquinho que também rola carne de onça às vezes. Enfim, fica a dica, em resolvendo vir ao estabelecimento, chamar Toquinho no Insta para ver se vai ter comes. Toquinho faz drinks brasileiros clássicos decentes e serve chopes, jovial e barateza.

Clássica mesa de bar 

Conforme citado, chegamos ao estabelecimento e não tinha comida, então ficamos discutindo o que fazer. Surgem perguntas filosóficas, dúvidas existenciais, para que serve um boteco? A nota do lugar será ruim? O foco de um bar não era pra ser bebida? Pedimos uma pizza? Neste ínterim, Toquinho percebeu nossa angústia e arrumou uma caixa de frango frito num estabelecimento próximo, muito firmeza o cidadão. O frango estava meia boca, mas jamais reclamaríamos pela hospitalidade do dono do bar, que inclusive se recusou a receber pagamento da cortesia. O Bráulio estava revoltado, era fome, e queria ir em algum estabelecimento próximo, então fomos ali no tal... Gracco Burger a uma quadra de distância, o pessoal se acabou no hambúrguer gorduroso de rico e se acalmou. Voltamos ali no Toquinho pra tomar mais uma em homenagem ao próprio. Então é isso, um resumo bem resumido de um evento sem grandes eventos. Buscando um ambiente jóvi só pra tomar uma, mas querendo fugir da muvuca de um inferninho, este boteco é uma opção legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário